quarta-feira, 18 de novembro de 2015

LG G4 – Primeiras impressões

 

Buenas! Passada a novela com o Ponto Frio, conhecida como a "Saga da Troca" (leia AQUI), finalmente, estou com o novo telefone. Porém, diferentemente do que escrevi no outro post, acabei trocando o Moto Maxx por um LG G4 H815P. Os motivos que me levaram a essa escolha foram um bom desconto, que acabei conseguindo ao comprar este telefone, através da conta do Twitter do Ponto Frio, e algumas configurações que achei deveras interessante nas pesquisas que fiz.

Dica útil: caso vocês queiram correr o risco de comprar no Ponto Frio, mesmo depois de tudo que relatei, o façam por sua conta e risco. Entretanto, antes de efetuarem a compra, entrem no Twitter do PF e negociem o preço lá com o "Pinguim". Muitas vezes, através dele, são obtidos descontos que não estão disponíveis a todos nas compras pelo site.

 

Mas sem mais delongas, vamos às primeiras impressões que tive com o meu LG G4. Estou utilizando-o há cerca de 24 horas, o que pode parecer pouco tempo, mas para um usuário experiente, como é meu caso, algumas questões podem ser observadas imediatamente ao início da utilização de um novo modelo.

 

Android:

Ele já veio com o Lollipop 5.1, e com a promessa de uma atualização para o novo Marshmellow. Apesar de não ser um Android puro, as customizações da LG não chegam a saltar aos olhos, como a famigerada Touchwiz, da Samsung. Seu uso é fluído e conta com o incremento de alguns recursos interessantes por parte da empresa sul-coreana. E pensando bem, nem poderia ser diferente, pois o aparelho conta com 3GB de memória RAM e um processador hexa-core Snapdragon 808. Nenhum lag ou travamento foi constatado até o momento.

 

Tela:

Foi aqui que tive minha primeira – e grata – surpresa. A tela de 5.5 polegadas do G4 é um espetáculo de cores, apesar de se tratar de uma tela IPS. O que, de fato, faz com que a experiência do usuário seja ótima nesta tela, é o de contar com a nova tecnologia Quantum, da LG, que aproximou esta tela das principais concorrentes do mercado. Até mesmo das AMOLEDS, que são referência neste quesito. Fora isso, o touch é leve e responsivo, tornando muito agradável sua utilização.

 

Corpo do Aparelho:

Comprei o aparelho com o acabamento em plástico Titanium, pois as capas de couro realmente não me chamaram a atenção, e ainda, me deixaram com a impressão que após um tempo de uso, começariam a mostrar sinais de desgaste. Neste quesito, tenho um ponto positivo e outro negativo. O positivo relaciona-se à curvatura do aparelho, que o deixa com uma pegada perfeita, mesmo contanto com uma tela gigante. O aspecto que não achei tão interessante foi que, apesar de simular uma espécie de aço escovado, o plástico da tampa traseira, mesmo garantindo leveza ao aparelho, não me pareceu algo muito resistente. Tenho a impressão que no decorrer do uso, este pode ser um ponto de preocupação. Porém, é apenas minha impressão neste início de utilização. O ideal, para evitar dores de cabeça, é a aquisição de uma capa para protege-lo.

 

Câmera:

Aqui, o destaque maior deste aparelho. Tirei fotos com luz natural, artificial e pouca luz. Gravei vídeos em 4K e slow motion e o resultado foi sempre o mesmo: ótimo! Não consegui tirar uma foto sequer tremida ou granulada. E a possibilidade de realizar configurações quase infinitas, com o uso do modo "Manual", garantem resultados de excelência. E falo isso vindo de uma outra bela câmera, como a do Sony Xperia Z1, que mesmo contanto com 21MP na câmera traseira, nunca me entregou um trabalho de pós-processamento tão bom quanto este que vi no LG. Ponto para a LG!

 

Bateria:

Creio que aqui a LG ficará na média. Dei uma carga completa nele quando abri a caixa e, após ficar duas horas "full", instalando aplicativos, efetuando configurações e baixando atualizações, a bateria suportou bem. Coloquei o aparelho na tomada novamente antes de dormir, as 0h30 e, até agora, 18h50, ainda me restam cerca de 45% de bateria, com um uso moderado. Passei o dia conectado na rede 4G, ouvi cerca de 4 horas de música, conferi e-mails, falei no WhatsApp e dei mais algumas "futricadas" em configurações. Só para fins de comparação, meu Z1, nos últimos tempo, com o mesmo tipo de uso, a carga batia em 20% as 16h, obrigando-me a dar uma carga complementar para conseguir utilizá-lo até a hora de dormir.

Uma informação que recebi, mas ainda não pude testar é que o G4 é sim capaz de utilizar carregadores com a tecnologia Quick Charge 2.0, diferentemente do que foi anunciado no seu lançamento, e depois, desmentido pela própria LG. Vou catar alguém por aqui que tenha um carregador com esta tecnologia para realizar o teste. O G4 também pode ser carregado por indução. Pena que a base para este tipo de carregamento não veio junto, portanto, não sei como funciona. (e eu nem queria mesmo, viu LG? =***)

 

Áudio e vídeo:

Outro ponto para a LG. A saída de áudio, apesar de ser mono e localizada na traseira do aparelho, entrega um som muito alto e limpo ao usuário. Além disso, os fones QuadBeat que vieram com o aparelho são fantásticos e reproduzem o áudio com um nível de qualidade acima da média para telefones celulares. Também, o usuário tem à disposição diversas opções de equalizações nativas que, para quem gosta de música, como eu, é um prato cheio para muitos testes e experimentos.

Vídeos nesta tela? Um deleite! Apesar de não manjar nada destas questões sobre tecnologia AMOLED ou QUANTUM, a experiência de assistir vídeos no visor do G4 é boa demais. Rodei alguns vídeos do Youtube e Netflix e não há simplesmente qualquer ressalva a ser feita.

 

Conclusão:

Muito se discute se vale a pena um usuário que possui um G3 trocar para o G4. Isso não tenho como analisar, uma vez que meu contato com o G3 se deu através de aparelhos de amigos, em períodos bem curtos. Porém, posso afirmar categoricamente que, para quem quer um adquirir um topo de linha, mas assim como eu, não quer pagar 3.000 dilmas em um aparelho, tampouco quer interfaces muito alteradas, ou não quer mudar para Apple, o LG G4 é um tiro certo! Portanto, amigo, aproveita o próximo Black Friday, onde acredito que este aparelho baixa da casa dos R$ 1.600,00, e compra um aparelho que vai te oferecer uma bela experiência!

 

Só para informar que não recebi porra nenhuma da LG para falar desse aparelho. Aliás, continuo pagando as prestações dele. Fiz essa análise para oferecer a quem procura informações que creio serem úteis. Uma análise dissociada de informações técnicas demais, ou testes de benchmark que pouco dizem ao usuário comum. Espero que gostem!

Nenhum comentário: